Conjunto Residencial Cascina Merlata / Mario Cucinella Architects

Conjunto Residencial Cascina Merlata / Mario Cucinella Architects - Mais Imagens+ 7

  • Render: Cristian Chierici – CC79
  • Imagens De Projeto: MCA Archive
  • Desenho De Sistemas: Ariatta Ingegneria dei Sistemi srl
  • VVF: Studio Zaccarelli
  • Gerenciamento De Obras: Intertecno srl
  • Equipe De Projeto: Mario Cucinella, David Hirsch, Marco Dell’Agli, Luca Stramigioli, Giuliana Maggio, Yuri Costantini
  • Cidade: Milão
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Guido Maria Isolabella

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do escritório Mario Cucinella Architects inclui a construção de três das sete torres residencias dentro da Expo Village, desenhada por Euromilano, dentro do desenvolvimento do masterplan Cascina Merlata, em Milão. Os três edifícios estão localizados na zona norte do novo planejamento urbano utilizado como Expo Village em uma primeira fase, para posteriormente tornarem-se apartamentos de moradia social.

© Guido Maria Isolabella

O projeto nasce de uma operação complexa de refinamento de formas e volumes desenvolvida em colaboração com outros arquitetos que foram convidados à trabalhar dentro deste mesmo lote, a fim de coordenar e combinar os diversos volumes requeridos. O conceito arquitetônico deriva do princípio de que a qualidade de vida é fortemente influenciada pela qualidade do espaço público e/ou privado. Portanto, os edifícios da proposta, mesmo situados em um contexto de grande densidade arquitetônica, expressam um grau de complexidade e definem uma paisagem urbana composta por cheios e vazios, volumes de diferentes alturas, transparência e opacidade, cores e matrizes. Os edifícios se organizam como uma configuração de três torres que se estreitam nos pavimentos superiores, como blocos de granito. Os volumes possuem formas regulares porém facetadas, materialmente uniformes, mas que variam de cor na refração da luz.

Planta de Situação

O sistema escalonado permite que a luz penetre no espaço central e nos níveis mais baixos, gerando vistas e perspectivas que garantem os amplos terraços. Para isso, foi feita uma análise da energia solar, a avaliação do número de horas de sol direto durante o dia em cada superfície: baseando-se nestas variáveis, deteve-se especial atenção a orientação e o tamanho das superfícies das fachadas transparentes para otimizar a iluminação natural em cada um dos interiores.

© Euromilano

O sistema de terraços determina uma configuração diferente de apartamentos em cada nível. Átrios internos foram inseridos para criar o sistema de acesso às diferentes unidades residenciais em diferentes níveis, formando simultaneamente terraços ao ar livre, que são divisíveis e podem ser utilizados por apartamentos contíguos. O térreo é um espaço comum acessível adequado para abrigar as áreas verdes e espaços de uso coletivo. Apesar do orçamento limitado, contratos de construção locais permitiram que os edifícios ganhassem a classificação A. De fato, a inclusão de sistemas de alta eficiência (painéis solares, calefação urbana, calefação no piso, unidades de tratamento de ar) em combinação com a envolvente altamente isolante (revestimento de fachadas com baixa emissividade e vidro duplo) reduzirá o consumo anual de calefação durante o inverno.

© Guido Maria Isolabella

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Milão, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto Residencial Cascina Merlata / Mario Cucinella Architects" [Cascina Merlata Residential Development / Mario Cucinella Architects] 22 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782452/conjunto-residencial-cascina-merlata-mario-cucinella-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.